top of page

Pedra sobre Pedra

O conhecimento das Geociências é crucial para a utilização consciente de recursos naturais e interação sustentável da sociedade com o meio ambiente. A abordagem desses temas com crianças de ensino fundamental busca despertar o conhecimento científico, bem como o melhor entendimento do Sistema Terra. Por meio de atividades lúdico-pedagógicas que incentivam o aprendizado, o projeto desenvolve a socialização do conhecimento da Universidade, proporcionando uma nova perspectiva de futuro às crianças.

Objetivo

Divulgar as Geociências junto a escolas públicas de ensino fundamental e médio, desenvolver técnicas didáticas alternativas, promover a socialização de grupos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, incentivar o respeito ao meio ambiente e propiciar a interação responsável das atividades humanas com a dinâmica do meio natural, desenvolver o espírito competitivo saudável, desenvolver a habilidade de leitura de mapas, desenvolver o raciocínio abstrato e espacial, valorizar a matéria prima mineral no cotidiano e incentivar o desenvolvimento de senso crítico e da capacidade de observação.

Metodologia

O projeto é dividido em 3 subprojetos:

a) Terra em Foco - os temas de Geociências são apresentados ao público-alvo por alunos envolvidos no projeto. Além de apresentações orais, são utilizados materiais alternativos como maquetes, réplica de fósseis, exposição de rochas e minerais, paper models e cartazes expositivos. Os participantes respondem a questionários aplicados antes e após as apresentações, com o intuito de avaliar conhecimentos prévios sobre os temas e analisar os resultados obtidos.

b) Bamburrando – é realizada uma gincana em um espaço fora da sala de aula, associando o ensino de geociências com uma atividade lúdica, buscando a revisão, fixação e a aplicação dos conteúdos ministrados em sala.

c) Afloramento de Ideias – são escolhidos pelos participantes do projeto temas de relevância na área de Geociências para serem debatidos em mesas redondas e palestras, ministradas por membros da comunidade geocientífica interna à Universidade, bem como profissionais externos convidados.

O projeto é executado em parceria com a Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, onde as crianças, em sua maioria inseridas em um ambiente de vulnerabilidade social, têm revelado grande interesse, visto o fascínio demonstrado durante a realização das atividades práticas, inovadoras e dinâmicas.

Relatório do projeto

bottom of page